Buscar
  • RoseMade

Fita de viés-Sonho ou pesadelo?

Como prometido segue um post sobre a colocação de fitas de viés. Na costura criativa há quem tente fugir ao máximo a colocar fitas de viés. As vezes porque nunca tentaram e parece difícil as vezes porque tentaram e falharam.

Neste post tento desmistificar um pouco a colocação das fitas de viés. Como podemos cozer bem fita de viés? Fita de viés já me deu muitas dores de cabeça e frustração mas depois fui descobrindo algumas dicas que podem ajudar a facilitar este trabalho.


Passo a explicar:

Passo 1 - Primeiro coloca a fita de viés com o lado certo da fita para o lado certo do tecido, conforme a imagem abaixo.


Não comece a cozer logo no início da fita, deixe uns 5 centímetros soltos.

Importante é por muitos alfinetes para garantir que a fita está direita. Coze por cima da primeira linha da dobra.












Passo 2 - Quando chegar num canto, pare meio centímetro antes do final e faz o remate (cose para trás e para frente).





















Passo 3 - Agora dobra o tecido para a direita para fazer um angulo de cerca de 45 graus.




















Passo 4 - Agora dobra o tecido de volta, conforme a imagem. Agora começa a coser do canto, por cima da dobra como estava a fazer antes.



Passo 5 - Agora vira a fita para o outro lado do tecido e prende com alfinetes.

Quando chega ao canto pare no cruzamento. Garante que está a colocar a borda da fita por cima da linha de costura. O objetivo é cozer exatamente por cima da linha de costura ou um pouco acima, para garantir que a costura no verso não sai da fita. Algo que me ajudou bastante nisto é colocar alfinetes para fazer o caminho da agulha da maquina.









Passo 6 - Na esquina pare outra vez meio centímetro antes do fim do pano. Dobra a fita para cima do pano e continua a coser. Tente fazer um canto bem direitinho como na imagem abaixo


Se tiverem mais dúvidas não hesitem em contactar-me!


Boas costuras!

Beijos Rosemade

0 visualização