Buscar
  • RoseMade

Quero uma maquina de costura! E agora?

Atualizado: 17 de Out de 2018


Como escolher uma maquina de costura?


Costurar é terapia!

Então já viu que a costura permite fazer inúmeras projetos giros, prendas para amigos e familiares, roupas, peças para a casa etc. Gostava de iniciar a costura, mas não tem maquina de costura ou então tem uma maquina velha emprestado de uma tia mas parece que nada fica tão bem como nos workshops ou vídeos que vê. Talvez está na altura de comprar uma maquina de costura e juntar te ao grupo de criativos. Espero que este artigo vai ajudar muitos de vós a fazer a escolha mais acertada.


Como muitos de vós já sabem comecei a costurar a cerca de 9 anos. Quem me conhece sabe que sou muito forreta :) e que não gosto de gastar muito dinheiro. Mas ao longo dos anos já aprendi que em certas coisas vale mesmo a pena investir em produtos de qualidade. E isso não vale só para a maquina que compramos, também vale para os tecidos, linhas, entretelas etc. E atenção que material de qualidade não é sinónimo por material caro, temos de saber onde comprar.


Há 9 anos comecei a querer costurar, mas não tinha maquina nem tinha cá uma tia ou mãe para me emprestar uma maquina. Então o que é que pensei, vou comprar uma maquina básica e logo vejo se a costura é para mim. Ainda por cima tinha o preconceito de: tudo é mais barato nas grandes superfícies e nas lojas de especialidade cobram mais por serem pequenos. Lá está, só pensava no preço. Comprei uma maquina básica numa grande superfície, que andou a maior parte parada porque estava sempre a avariar. Para ser honesta também não sabia mexer bem na maquina provavelmente!


Então vamos lá às dicas!

A primeira dica refere se ao tipo de costureira que é/pretende ser. Quer aprender fazer umas bainhas ou almofadas para casa simples. Basta uma maquina básica, o chamado maquina de iniciantes. Quase todas as maquinas têm os pontos básicos, incluindo o zigzag que é muito importante para tecidos que desfiam muito. Tenha atenção se vêm com o calcador de casas de botão, que lhe vai ser muito útil.


Se pretende fazer costura criativa ou roupas com bastante frequência porque já só pensa em costura e já se imaginou a fazer os mais variados projetos era importante já pensar numa maquina mais avançado. Há maquinas mais robustas que conseguem coser várias camadas de tecido sem que a maquina fique preso. Também estes maquinas já têm mais pontos decorativos e vêm com vários calcadores que lhe facilitam os mais diversos trabalhos. E obviamente estes maquinas vêm com algumas engenhocas que lhe facilitam a vida, como o enfiador de linha e cortador de linha.


Depois disso há as maquinas topo de gama, aqui vem equipado com tudo que consegue imaginar e tem um motor mais potente para aguentar costuras bem difíceis. E até há maquinas que bordam e tudo. Mas para este tipo de investimento quase tem de ser uma costureira profissional!


Seja qual for o tipo de maquina que comprar recomendo mesmo que compre numa loja especializada em maquinas de costura. Uma maquina de costura é como um carro, tem de ir à manutenção com regularidade, se não for, estraga-se mais facilmente e não dura tantos anos que devia.


A minha loja de preferência é a Costura Urbana localizado em Benfica, O dono José Bernardino é muito prestável, honesto e preste um excelente serviço. O José até me deu dicas para poder escrever este post! Na Loja tem todas as marcas de costura conhecidas como Bernina, Bernette, Janome, Elna, Brother e Juki. E muito importante eles fazem a manutenção das maquinas, sejam compradas lá ou não.


Para quem gosta da costura e quer investir numa boa maquina recomendo vivamente fazerem uma visita a Costura Urbana. Vejam mais informações no site deles!

http://costuraurbana.pt/costura/


Beijinhos RoseMade

0 visualização